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Extinção de Execuções Fiscais de Baixo Valor

O tema 1.184 da repercussão geral, tratado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), aborda um aspecto fundamental da eficiência administrativa no contexto das execuções fiscais de baixo valor. Esta decisão do STF representa um importante marco na gestão das ações fiscais e na busca por uma administração pública mais eficiente e racional.

Contexto e Decisão do STF

A controvérsia em análise, iniciada pelo município de Pomerode/SC, questionava a legitimidade da extinção de execuções fiscais de baixo valor com base no princípio constitucional da eficiência administrativa. O cerne da questão estava na decisão da Justiça estadual que extinguiu uma ação de execução fiscal devido ao baixo valor da dívida em questão, considerando também a evolução legislativa da matéria e a onerosidade da ação judicial​​.

O STF, por maioria, acompanhou o voto da relatora, ministra Cármen Lúcia, reconhecendo a legitimidade da extinção de execuções fiscais de baixo valor. A decisão considerou que tais execuções representam um custo maior para a administração pública do que o valor a ser cobrado e ressaltou a existência de ferramentas mais eficientes e econômicas para a cobrança de dívidas de baixo valor​​.

Tese Fixada pelo STF

A tese fixada pelo STF aborda três pontos principais:

  1. Legitimidade da Extinção: É legítima a extinção de execução fiscal de baixo valor pela ausência de interesse de agir, considerando o princípio da eficiência administrativa e respeitando a competência de cada ente federado​​.

  2. Procedimentos Prévios Obrigatórios: Antes do ajuizamento da execução fiscal, devem ser adotadas tentativas de conciliação ou soluções administrativas e o protesto do título, salvo se comprovadamente ineficiente​​.

  3. Suspensão do Processo: Durante o trâmite das ações de execução fiscal, é possível pedir a suspensão do processo para adotar as medidas acima, comunicando o juiz do prazo para as providências cabíveis​​.

Implicações e Impacto

A decisão do STF visa melhorar a eficiência administrativa, evitando sobrecarregar o Judiciário com demandas de baixo valor que podem ser resolvidas extrajudicialmente. Isso se alinha ao entendimento de que o valor do débito deve ser proporcional para justificar a mobilização da Justiça​​.

Além disso, a ministra Cármen Lúcia destacou a importância da autonomia dos entes federados na regulamentação dos tributos e na definição de valores mínimos para execução fiscal, sempre alinhados ao princípio da eficiência​​.

A decisão também aborda um dos principais desafios do Judiciário brasileiro: o congestionamento de processos. As execuções fiscais representam uma parcela significativa desse congestionamento, com uma taxa de 88%, onde apenas 12 de cada 100 processos avançam. A expectativa é que essa medida contribua para a redução desse estoque de execuções fiscais pendentes​​​​.

Conclusão

A decisão do STF sobre o tema 1.184 representa um avanço significativo na administração da justiça fiscal. Ela promove uma abordagem mais racional e eficiente, reconhecendo a necessidade de balancear a cobrança de créditos fiscais com a realidade operacional e financeira da administração pública e do sistema judiciário. Este é um passo importante para otimizar os recursos judiciais e administrativos, beneficiando tanto a administração pública quanto os contribuintes.

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